quinta-feira, 22 de agosto de 2013

EDUCAÇÃO DO CAMPO 4- SÍNTESE DOS TEXTOS 1 E 2


  GRUPO 4: CARANGUEJO NÃO É PEIXE E PIRULITO QUE BATE, BATE
 EDUCAÇÃO DO CAMPO – *TEXTO 1 – “Brincando e aprendendo: alternativas didáticas para as crianças do campo ?” *TEXTO 2 - "Jogos na alfabetização: contemplando diferentes percursos e conhecimentos sobre a escrita" 


             Jogos e brincadeiras por si já são vistos como uma forma de estimulo para o aprendizado e socialização na vida de qualquer ser humano, para as crianças então, torna-se um chamado para ingressar-se neste rico universo de ações sócio-culturais.

                É visto que os jogos e brincadeiras contribuem para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e físico formando no educando, habilidades diversas de forma bem espontânea e alegres podendo serem usadas pelo professor como ponte para a incorporação do ensino aprendizagem nas rotinas didáticas; no processo de alfabetização do campo...fazendo uso do próprio espaço de vivencia da criança, aproveitando elementos  naturais do seu dia-a-dia, suas experiência e brincadeiras do dia-a-dia identificando aquelas que poderão serem utilizadas nas diversas disciplinas, tempos e espaços de aprendizagens, especificamente no componente curricular de Língua Portuguesa oportunizando a prática de leitura, escrita e interpretação, usando a música, jogos e brincadeiras que são importantes aliados para o ensino da língua materna, tornando-se potencializadores da ação autônoma da escrita e da leitura e engajamento com a realidade sócio-cultural das crianças e povos do campo, numa dimensão lúdica em um rico e prazeroso aprendizado.     


 Jandira Correa

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