GRUPO 4: CARANGUEJO NÃO É PEIXE E PIRULITO QUE BATE, BATE
EDUCAÇÃO DO CAMPO – *TEXTO 1 – “Brincando e aprendendo: alternativas didáticas para as crianças do campo ?” *TEXTO 2 - "Jogos na alfabetização: contemplando diferentes percursos e conhecimentos sobre a escrita"
Jogos e
brincadeiras por si já são vistos como uma forma de estimulo para o aprendizado
e socialização na vida de qualquer ser humano, para as crianças então, torna-se
um chamado para ingressar-se neste rico universo de ações sócio-culturais.
É visto que os
jogos e brincadeiras contribuem para o desenvolvimento cognitivo, motor, social
e físico formando no educando, habilidades diversas de forma bem espontânea e
alegres podendo serem usadas pelo professor como ponte para a incorporação do
ensino aprendizagem nas rotinas didáticas; no processo de alfabetização do
campo...fazendo uso do próprio espaço de vivencia da criança, aproveitando
elementos naturais do seu dia-a-dia,
suas experiência e brincadeiras do dia-a-dia identificando aquelas que poderão
serem utilizadas nas diversas disciplinas, tempos e espaços de aprendizagens,
especificamente no componente curricular de Língua Portuguesa oportunizando a
prática de leitura, escrita e interpretação, usando a música, jogos e
brincadeiras que são importantes aliados para o ensino da língua materna,
tornando-se potencializadores da ação autônoma da escrita e da leitura e
engajamento com a realidade sócio-cultural das crianças e povos do campo, numa
dimensão lúdica em um rico e prazeroso aprendizado.
Jandira
Correa
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