Alfabetização e letramento
1- MACIEL, Francisca Izabel Pereira e LÚCIO, Iara Silva. Os conceitos
de alfabetização e letramento e os desafios da articulação entre teoria
e prática. In: CASTANHEIRA, Maria Lúcia, MACIEL, Francisca e MARTINS,
Raquel (orgs.) Alfabetização e letramento na sala de aula. Belo
Horizonte: Autêntica Editora: Ceale, 2008. (Acervo do PNBE Professor
2010)
Esse texto tem o objetivo de refletir sobre as relações entre o
processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, considerando a
discussão recente sobre alfabetização e letramento.
Este livro traz um conjunto de textos de autores diversos que abordam
esses conceitos, suas relações com a escolarização, o trabalho com os
gêneros textuais na escola, inseridos na perspectiva de alfabetizar
letrando.
3- ALBUQUERQUE, Eliana B. C., MORAIS, Artur G. E FERREIRA, Andréa
Tereza B. As práticas cotidianas de alfabetização: o que fazem as
professoras? In: Revista Brasileira de Educação. V. 13, n.38. maio/ago
2008. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n38/05.pdf
Este
artigo apresenta uma pesquisa que analisa como um grupo de professoras
do 1º ano do Ensino Fundamental transpõem as "mudanças didáticas"
relacionadas à alfabetização para suas práticas de ensino e como
"fabricam" suas práticas pedagógicas cotidianas.
4- LEAL, Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de.;
MORAIS, Artur Gomes de. Letramento e Alfabetização: pensando a prática
pedagógica. In: Org. BEAUCHAMP, Janete; PAGEL, Denise; NASCIMENTO,
Aricélia R. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão
de seis anos de idade. Brasília: MEC/SEB, 2007. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensifund9anobasefinal.pdf
O
artigo traz discussões sobre alfabetização e letramento e aponta a
importância de não deixar para os anos seguintes o que se deve assegurar
desde a entrada das crianças, aos seis anos, na escola.
5- PICOLLI, Luciana; CAMINI, Patricia. Práticas pedagógicas em
alfabetização: espaço, tempo e corporeidade. Porto Alegre: Edelbra,
2012.
As autoras apresentam, de forma bem didática, elementos sobre
como a criança aprende a escrita alfabética e formulam propostas de
práticas pedagógicas de alfabetização, organizadas sob as temáticas
tempo, espaço e corporeidade.
6- SOARES, Magda. A reinvenção da alfabetização. .Revista Presença Pedagógica. Disponível em
http://www.presencapedagogica.com.br/capa6/artigos/52.pdf
A
autora postula a necessidade de, ao "alfabetizar letrando", retomarmos
um ensino sistemático de alfabetização, no qual a escola reconquiste a
explícita intencionalidade de ensinar a escrita alfabética, equivalente à
faceta linguística do processo de alfabetização.
7- BIZZOTTO, Maria Inês; AROEIRA, Maria Luisa e PORTO, Amélia.
Alfabetização linguística da teoria à prática. Belo Horizonte: Dimensão,
2009. (Acervo do PNBE do Professor 2010)
Aborda os temas
alfabetização e letramento, de forma integrada, com reflexões teóricas,
sugestões de atividades práticas e exemplos de produções infantis.
Discute sobre o processo de aprendizagem, tendo como referência as
teorias de Piaget e Vygotsky.
Recursos didáticos
1- SILVA, Ceris Salete Ribas. O processo de alfabetização no contexto
do ensino fundamental de nove anos. In RANGEL, Egon de Oliveira; ROJO,
Roxane Helena R. Língua Portuguesa: ensino fundamental (Coleção
Explorando o Ensino, Volume 19). Brasília: Ministério da Educação,
Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html
Traz
reflexões sobre o ensino da Língua Portuguesa, com ênfase no uso de
materiais didático e, mais enfaticamente, os livros didáticos.
2- LEAL, Telma Ferraz.; SILVA, Alexandro da (orgs). Recursos
didáticos e ensino de língua portuguesa: computadores, livros... e muito
mais. Curitiba: Editora CRV, 2011, v.1, p. 95-114.
O livro tem dez
capítulos que tratam do ensino da Língua Portuguesa, defendendo que os
recursos didáticos não são acessórios de nossa ação docente, são a
materialização dela.
Currículo
1- MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Indagações
sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. In BEAUCHAMP,
Jeanete, PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro. Indagações
sobre o Currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de
Educação Básica, 2007. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag3.pdf
O
artigo aponta que o currículo associa-se ao conjunto de esforços
pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas. Nesse contexto, os
educadores possuem um papel fundamental na organização dos currículos
que se materializam nas salas de aulas.
Interdisciplinaridade
1- KLEIMAN, Angela e MORAES, Sílvia. Leitura e interdisciplinaridade:
tecendo redes nos projetos da escola. Campinas, SP: Mercado de Letras,
1999.
As autoras apresentam variadas sugestões de uso de textos como
os jornais, as revistas, os gibis. Propõem, a partir da prática de
leitura, a construção de projetos integradores, em que as várias áreas
do conhecimento precisam interagir.
Planejamento
1- FERREIRA, Andrea; ROSA, Ester. O fazer cotidiano na sala de aula: a
organização do trabalho pedagógico no ensino da língua materna. Belo
Horizonte: Autêntica, 2012.
Nesta obra, as autoras defendem que ao
planejar o ensino são realizadas escolhas quanto à forma de organizar as
turmas, à distribuição do tempo em uma jornada, aos recursos didáticos
adotados, aos espaços escolares onde serão desenvolvidas as práticas
pedagógicas.
2- GOULART, Cecília. A organização do trabalho pedagógico:
alfabetização e letramento com eixos norteadores. In: Brasil. Ministério
da Educação. Ensino Fundamental de nove anos: inclusão para crianças de
seis anos de idade. Brasília, MEC, 2006. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensifund9anobasefinal.pdf
Nesse
texto, a autora trata da organização do trabalho pedagógico nos anos
iniciais do Ensino Fundamental de nove anos, considerando o planejamento
de cada ano escolar de forma a contemplar as mudanças e as novas
situações que integram o cotidiano escolar.
3- SILVA, Ceris S. Ribas. O planejamento das práticas escolares de
alfabetização e letramento. In: CASTANHEIRA, Maria Lúcia; MACIEL,
Francisca; MARTINS, Raquel (orgs.) Alfabetização e letramento na sala de
aula. Belo Horizonte: Autêntica Editora: Ceale, 2008. (Acervo do PNBE
Professor 2010).
Nesse texto, a autora, ao refletir sobre alguns
aspectos que envolvem a organização de práticas de alfabetização e
letramento, discute sobre a importância do planejamento para o
desenvolvimento de ações autônomas e efetivas dos profissionais da
educação.
A organização da rotina
1- GOMES, Maria de Fátima Cardoso; DIAS, Maria Tomayno de Melo e
SILVA, Luciana Prazeres. O registro da rotina do dia e a construção de
oportunidades de aprendizagem da escrita. In CASTANHEIRA, Maria Lúcia,
MACIEL, Francisca e MARTINS, Raquel (orgs.) Alfabetização e letramento
na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica Editora: Ceale, 2008. (Acervo
do PNBE Professor)
As autoras, com base na análise da prática
pedagógica desenvolvida por uma professora alfabetizadora, buscam
responder à seguinte questão: "O que os alunos podem aprender sobre a
escrita quando participam, com seu professor, da elaboração e registro
da agenda ou rotina de atividades no início de cada dia de aula?".
2- FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Formas de Organização do
trabalho de Alfabetização e Letramento. In: BRASIL, Ministério da
Educação. Alfabetização e Letramento na infância. Boletim 09/ Secretaria
de Educação Básica – Brasília: MEC/ SEB, 2005. Disponível em: <
http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/150630AlfabetizacaoeLetramento.pdf>
O
artigo aborda a organização da rotina da alfabetização. Na primeira
parte, a autora apresenta os dois eixos que auxiliam a rotina do
trabalho com a escrita e a leitura: a criação de contextos
significativos e o favorecimento do contato com textos, com seu uso
efetivo e com a análise de seus aspectos formais de forma significativa
para as crianças. Na segunda parte, a autora apresenta algumas formas de
organização do trabalho de alfabetização e letramento, dentre elas,
atividades específicas sobre os eixos de língua portuguesa.
O lúdico e a literatura na alfabetização
1- PAIVA, Aparecida de. Alfabetização e Leitura Literária. A leitura
literária no processo de alfabetização: a mediação do professor. In:
BRASIL, Ministério da Educação. Alfabetização e Letramento na infância.
Boletim 09/ Secretaria de Educação Básica – Brasília: MEC/ SEB, 2005.
Disponível em:
< http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/150630AlfabetizacaoeLetramento.pdf>
O
artigo trata da relação entre leitura, literatura e trabalho docente no
processo de alfabetização. A autora defende que a literatura infantil
auxilia o desenvolvimento das sensibilidades para a linguagem literária,
formação cultural e para o envolvimento da criança com a escrita.
2- OLIVEIRA, Ana Arlinda de. O professor como mediador das leituras
literárias. In: BRASIL, Ministério da Educação. Literatura: ensino
fundamental. Coleção Explorando o ensino, vol. 20, Secretaria de
Educação Básica – Brasília: MEC/ SEB, 2010. Disponível em:
http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/150630AlfabetizacaoeLetramento.pdf
O artigo aborda a mediação do professor no processo de leitura de textos literários por e para as crianças.
3- MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica.
Pró-Letramento: programa de formação continuada de professores dos
anos/séries iniciais do Ensino Fundamental: Alfabetização e Linguagem.
Fascículo 5: o lúdico na sala de aula: projetos e jogos. Brasília, 2008.
Disponível em
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12616%3Aformacao&Itemid=834
O
fascículo 5 tem o objetivo de auxiliar os professores a promoverem
tanto um trabalho de apropriação do sistema de escrita alfabética,
quanto práticas de leitura, escrita e oralidade significativas. Ele pode
ser encontrado a partir da página 183 do caderno de Alfabetização e
linguagem do Pró-letramento, que reúne todos os fascículos num único
volume.
Biblioteca escolar
1- CAMPELLO, Bernadete. A biblioteca escolar como espaço de
aprendizagem. In: BRASIL, Ministério da Educação. Literatura: ensino
fundamental. Coleção Explorando o ensino, vol. 20. Secretaria de
Educação Básica – Brasília: MEC/ SEB, 2010. Disponível em
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=117
O
artigo apresenta a biblioteca como um espaço de expressão e construção
que oferece oportunidades de aprendizagem inovadoras. Aborda a
necessidade da integração da biblioteca pelo professor nas suas práticas
educativas e as condições para que essa integração realmente se
efetive.
2- BRITTO, Luiz Percival Leme. O papel da biblioteca na formação do
leitor. Biblioteca Escolar: que espaço é esse? (Salto para o Futuro),
Ano XXI, Boletim 14, Out. 2011. Disponível em:
http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/14051114-BibliotecaEscolar.pdf
Nesse
texto é abordado o papel da biblioteca, na formação do leitor de textos
da esfera acadêmica e escolar, enfocando a leitura de textos
expositivos, com objetivo de ensinar a realizar pesquisa escolar.
3- Brasil. Alfabetização na perspectiva do letramento: obras
complementares para os anos 1 e 2 do Ensino Fundamental. Brasília :
MEC/SEB, 2009. Disponível em
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15166&Itemid=1130
O
livro acompanha os acervos do PNLD Obras Complementares. Na primeira
parte são inseridas informações sobre o Programa, com a discussão sobre a
importância do trabalho com diversos tipos de obras. A segunda parte
trata sobre a natureza do trabalho didático nos anos iniciais do Ensino
Fundamental e princípios fundamentais para a realização da alfabetização
na perspectiva do letramento. Depois trata dos componentes curriculares
que compõem o currículo da alfabetização. Na última parte há uma
discussão sobre os tipos de livros que compõem os acervos, com
discussões sobre a importância de cada tipo de obra. Depois, são
expostas resenhas das 150 obras que compõem os cinco acervos.
O ensino de língua portuguesa na alfabetização
1- NASPOLINI, Ana Tereza. Tijolo por tijolo: Prática de ensino de
Língua Portuguesa. São Paulo: FTD, 2010. (Acervo PNBE do Professor 2010)
Este
volume é uma obra de apoio e orientação para o trabalho do professor. O
livro apresenta alternativas metodológicas e fornece subsídios para que
o docente possa construir seu próprio percurso. O destaque para essa
obra está na apresentação de exemplos, de atividades
didático-pedagógicas e da articulação entre teoria e prática.
2- BORTONI-RICARDO, Stella Maris; SOUSA, Maria Alice Fernandes de.
Falar, ler e escrever em sala de aula: do período pós-alfabetização ao
5º ano. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. (Acervo PNBE do Professor
2010)
A obra apresenta uma base teórica escrita de forma acessível e
prazerosa aos professores, procurando fornecer subsídios metodológicos
que auxiliam a desenvolver as capacidades linguísticas nos alunos.
3- MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e
compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. (Acervo do PNBE do Professor
2010).
Trata do ensino da língua materna, tomando como base uma perspectiva sociointeracionista e cognitiva dos fenômenos linguísticos.
4- BRANDÃO, Ana Carolina P.; ROSA, Ester (org.) Leitura e produção de
textos na alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. Disponível
em:
http://www.ufpe.br/ceel/e-books/Leitura_Livro.pdf
Mostra
que a literatura acadêmica tem respaldado uma mudança de enfoque no
ensino da leitura e escrita de textos no processo de alfabetização.
Recomenda uma integração, desde as fases iniciais, entre atividades de
reflexão acerca do sistema de escrita alfabética e o contato intenso com
a produção e leitura de textos diversificados.
5- LEAL, Telma Ferraz e BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi (Orgs.).
Produção de textos na escola reflexões e práticas no ensino fundamental.
Belo Horizonte: Autêntica, 2006. Disponível em:
http://www.ufpe.br/ceel/e-books/Producao_Livro.pdf
O
livro aborda o ensino da escrita de textos baseado em questões
debatidas com professores em encontros de formação continuada. Dentre
esses questionamentos, destaca-se a preocupação com o desenvolvimento do
gosto pela escrita, ou seja, o que fazer para o aluno gostar de
escrever.
FONTE: http://pacto.mec.gov.br