segunda-feira, 26 de agosto de 2013

RELATÓRIO 1º ENCONTRO

 1º ENCONTRO: UNIDADE 1 E ABERTURA


Aos 20 dias do mês de abril de 2013, na Escola Municipal Dercílio Duarte Melgaço, realizou-se o 1º encontro do Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa, o qual iniciou-se as 8:00 h com a presença das professoras alfabetizadoras do 1º ao 3º ano do ciclo de alfabetização do Município de Bonfinópolis de Minas, as supervisoras, diretoras de escolas,Secretário Municipal de Educação, o Prefeito Municipal de Educação, Coordenador Municipal e Orientadora de estudos.
Damos inicio convidando as autoridades presentes para compor a mesa de honra e ouvirmos o hino nacional brasileiro, em seguida, apresentaram o caderno de apresentação do Pacto.

Convidamos o Secretário de Educação para fazer suas considerações e o prefeito para deixar suas palavras. 
Foi apresentado um vídeo de lançamento do Pacto, com a Presidenta Dilma Russef.
Em seguida fizemos os agradecimentos a todos os presentes e continuamos as atividades apenas com as professoras alfabetizadoras.
-fizermos uma pausa para o lanche, e em seguida retornamos com a apresentação do caderno de formação feita pela orientadora de estudos somente para as professoras alfabetizadoras.

Para dar continuidade aos trabalhos fizermos uma dinâmica para apresentação de cada professora das expectativas referentes ao PACTO, realizamos também a dinâmica “Resgate de memória” onde cada uma pode expor realizações e frustrações da vida estudantil.

Fizemos a leitura deleite “Eu e os outros”.
-Dinâmica para divisão de grupos (animais);
Leitura dos textos propostos e apresentação dos grupos, os conteúdos trabalhados neste encontro foram: Avaliação, Currículo e concepção.
Elaboramos atividades para contemplar alguns direitos de aprendizagem.
Antes da apresentação dos grupos, foi feita mais uma leitura deleite (Eu e os Outros)
 
O encontro foi encerrado as 18:00 h com a entrega de um mimo para as professoras.
Como tarefa de casa, foi sugerido as professoras que elaborassem uma atividade que contemplasse os direitos de aprendizagem (os direitos de aprendizagem foram distribuídos para as professora para que elas pudessem se embasar.)

OBS: As fotos foram todas tiradas dia 20/04/2013 a máquina tinha que atualizar a data e não foi feito isso, por isso a data 02/01/2006.