quinta-feira, 3 de julho de 2014

RELATÓRIO 4º ENCONTRO DO PNAIC- 2014



            O 4º encontro do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC em Bonfinópolis de Minas aconteceu no dia 03 de julho de 2014, às 13 horas na Escola Municipal “Dercílio Duarte Melgaço”, com a presença dos professores alfabetizadores, orientadora Rosalina e a Coordenadora Eliete Gomes que esteve presente em toda a capacitação.
            A orientadora Rosalina Oliveira Botelho, nos deu boas vindas desejando que novamente nosso encontro seja proveitoso, que juntas possamos aprimorar nos conhecimentos e colocá-los  em prática em nossas salas de aula.
            Em seguida, a orientadora fez a retomada do encontro anterior; falou sobre o caderno de Bordo que nós estamos de parabéns e logo em seguida foi realizada a leitura de cada relatório. 
            Para começarmos mais tranqüilas foi feita uma deleite: Matemática em Mil e uma Histórias, o Valor de Cada Um. Os algarismos e valor posicional, do Autor: Martins Rodrigues Teixeira.
            Dando seguimento ao encontro, partimos para o assunto do dia, onde iremos aprofundar no caderno 03 nas páginas 47 a 73 que são os jogos na aprendizagem do SND e em seguida foi feita a divisão dos grupos para o circuito dos jogos dos 6 jogos; primeiro fez se três grupos/jogos e depois mais 3 jogos. Cada grupo passava por todos os outros grupos. Foi discutido sobre as possibilidades dos jogos e atentou-se sobro o item Avaliação de cada jogo.
            A coordenadora distribuiu juntamente com a orientadora o kit/material que acompanhará nosso curso de formação em Matemática. O conjunto de materiais que recebemos contém: * Um caderno de apresentação; * Dez cadernos com textos teóricos sobre os temas da formação, relatos de professores, sugestões de atividades, e * Um livro e um manual de jogos. Um material riquíssimo no qual temos convicção de que a utilização deste material na formação e aplicação em sala de aula associado ao diálogo permanente com a equipe pedagógica da escola, em muito contribuirá para a garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes para a melhoria da qualidade do ensino público brasileiro.
Foi distribuído por elas também o emocionometro para que cada uma anotasse suas dúvidas, observações e sugestões.
            A coordenadora fez uma dinâmica para divisão de grupos. Paramos um pouco para lancharmos.
            Foi nos dado um tempo para confecção de jogos e elaboração de estratégias para o uso do mesmo; em seguida fizemos a demonstração de algumas possibilidades do uso do material construído por nós, fazendo com que as aulas fiquem mais dinâmicas e prazerosas, uma vez que estamos trabalhando o tema proposto de maneira lúdica.
            Dando continuidade ao encontro foi passado um slides dos grupos na aprendizagem só SND.
            A orientadora fez uma leitura deleite: “Quem ganhou o jogo?” Explorando a adição e a subtração. Do Autor: Ricardo Dreguer.
            Foi passado para cada professor alfabetizador uma folha como tarefa de casa, esse dever ficou assim para cada professor trabalhar na sua sala de aula, os alunos vão fazer um texto e o professor fazer o seu relato a partir dos jogos e trazermos para o encontro do PACTO.
            Foi marcado os próximos encontros. Em seguida a orientadora e coordenadora agradeceram a presença e participação de todas.
            O encontro encerrou-se as 18:00 horas, deixando a certeza de que aprendemos muito com as ideias brilhantes e criativas que foram propostas.

Maria do Socorro Rezende Silva.