quarta-feira, 28 de agosto de 2013

RELATORIO 6º ENCONTRO

 1º ENCONTRO: UNIDADE 4 - 6º ENCONTRO GERAL

Aos 27 dias do mês de julho de 2013, na Escola Municipal Dercílio Duarte Melgaço,  realizou-se o 1º encontro da unidade 4 e 6º encontro geral do PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA em Bonfinópolis de Minas contamos com a presença de 10 professoras alfabetizadoras do 1º ao 3º ano do ciclo de alfabetização da rede municipal do Município de Bonfinópolis de Minas;  o encontro teve inicio as 8:00 h com uma oração: Oração pela escola e Oração do professor e  mensagem: Assim eu vejo a vida (Cora Coralina) em seguida, café da manha, logo após, leitura deleite: O livro das Combinações. 
 O Livro das Combinações: Quando um País Joga Junto - Mario Rui Feliciani
Sugerimos as cursistas, fazermos um resgate de memória dos brinquedos e brincadeiras da infância de cada uma. Disponibilizamos um painel, para que cada uma colocasse uma palavra de boas vidas para o grupo.

 Retornamos a tarefa de casa fazendo um reflexão sobre as brincadeiras da infância de cada uma e as brincadeiras da atualidade; sugerimos as cursistas que pesquisassem tipos de brincadeiras e trouxessem para o próximo encontro. Também pedimos que lessem um texto da seção “sugestões de leitura” e anotassem as duvidas ou questões importantes para discussão no próximo encontro. OBS: o texto foi escolhido coletivamente. 
Foi utilizada a dinâmica “cantiga de roda” para divisão dos grupos de estudo. Após leitura e apresentação dos grupos, passamos slaid dos objetivos da unidade 4 e Educação do Campo, em seguida, leitura para deleite: A menina Avoada, 
 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjyZVCdPLn7KYp7Q4ghcUUiw-dvKo40Kwgs4yG9FcSs-M20Bl7OIiQje0zpYjakpW2U_6objgpEsY70HxCPQjxNRJ1yR-2y7VIl2bzeuhxWL9BvLwrmNnVZFFc1hA_DffxEClqv8w0xDw/s1600/menina_avoada.png
Fizemos uma pausa para o almoço, retornamos com slide sobre ludicidade na sala de aula e Educação do campo. Assistimos ao vídeo: “Jogos e brincadeiras” do programa Pró letramento.
Utilizamos a mesma dinâmica para divisão de grupos de estudo “cantiga de rodas” porem com cantigas diferentes, após apresentação dos grupos, fizemos avaliação do encontro e lanche de encerramento, o encontro teve seu termino as 18:00 h.  

RELATÓRIO 5º ENCONTRO


2º ENCONTRO: UNIDADE 3 E 5º ENCONTRO GERAL

Aos 28 dias do mês de junho de 2013, na Escola Municipal Dercílio Duarte Melgaço, em Bonfinópolis de Minas, com a presença de todas as professoras alfabetizadoras do 1º ao 3º ano do ciclo de alfabetização da rede municipal do Município de Bonfinópolis de Minas, realizou-se o 2º encontro da unidade 3 e 5º encontro geral do PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, o encontro teve inicio as 13:00 h com mensagem de boas vindas e leitura para deleite: O Grande Rabanete, (com encenação e participação das cursistas).
 
 Retomamos a tarefa de casa com a socialização das experiências vivenciadas com base no planejamento sugerido na tarefa de casa/escola e discussão sobre as dificuldades/facilidades da aplicação da seqüencia didática; discutimos também as questões elaboradas pelas cursista baseadas nos textos   por elas.
Apresentação dos Slides (Educação do Campo) em seguida foi passado  o vídeo: Vida Maria, utilizamos a dinâmica “tipos de dança” para divisão dos grupos para leitura e estudo dos texto 2 da unidade 3 e cadernos de Educação do campo, fazer analise de algumas escritas de crianças para identificar níveis de leitura e escrita de cada uma. Após, a apresentação de cada grupo assistimos ao vídeo: Ortografia na sala de aula 1 e 2 e Mensagem: Nova Ortografia e;  para descontrair tivemos o momento da leitura para deleite: até as princesas soltam pum;
  
Para concluir fizemos a avaliação do encontro; encerrando às 17:00 h com um lanche e entrega de um mimo para as cursistas.