Ler os
textos do Ano 03 UNID. 04; e elaborar uma questão com resposta.
Trazer para discussão no próximo encontro dia 01/08/2013.
Trazer para discussão no próximo encontro dia 01/08/2013.
Por que é importante valorizar os elementos do campo
na hora de alfabetizar as crianças que vivem nesse espaço?
Por que é algo com o
qual a criança já convive, no entanto facilita a sua compreensão e estimula o
seu aprendizado.
Jandira Correa da Silva
Sempre que brincam, aprendem? E na escola, também pode
ser assim?
R: Se
observarmos crianças brincando veremos que muitas vezes a brincadeira envolve
momentos de impasses, de superação de limites e enfrentamentos de desafios. Não
é, portanto, somente um campo de facilidades, de prazer desprovido de esforço,
perseverança, empenho... Por outro lado, se entendermos que o esforço
empreendido no ato de aprender pode trazer junto com ele, a alegria da
descoberta, também a aprendizagem pode ter uma dimensão lúdica.
Maria do Socorro Rezende Silva
A Literatura, o
Brincar e o aprender a língua e outros conteúdos curriculares. Ao analisar a articulação entre Gêneros textuais e campos matemáticos nas
obras dos Acervos Complementares aponta as seguintes finalidades para os livros.
Cite essas finalidades.
R: auxiliar no processo
de alfabetização e de formação do leitor e proporcionar o ensino aprendizagem
de conteúdos curriculares.
Glêis das Dores Oliveira
A literatura, o brincar e o aprender a língua e outros
conteúdos curriculares. Cite uma das maneiras mais comuns
de apropriar-se de informações.
R: É por meio
de livros; é comum a humanidade registrar suas descobertas em livros, por meio
de linguagem específica a cada área de conhecimento.
Antonia Vera Lúcia
A criança que brinca, aprende? Quais são as contribuições que as brincadeiras proporcionam aos educandos no
ambiente escolar?
R: O ideário
da “escola ativa” introduziu no pensamento educacional, que a escola deve
buscar reproduzir o ambiente natural através de jogos e brincadeiras, com o
objetivo de ensinar o conteúdo escolar de forma lúdica e diversificada,
respeitando as inclinações naturais da infância e sua necessidade de brincar.
Contribuindo para as habilidades de comunicação, aquisição de regras,
imaginação e a exploração do meio no qual estão inseridas. Permitindo a socialização
entre o grupo.
Elza Simone Damascena
Os programas do governo federal asseguram que o livro
tanto de literatura, e outras obras dirigidas as crianças chegue de forma
regular nas escolas públicas. A presença de acervos na escola garante que sejam
plenamente integradas as práticas cotidianas?
R: Para que
essa integração ocorra é preciso que repense os materiais que servem para
apoiar o ensino, e também que outros livros ganhem espaço. Nessa direção
deve-se conhecer o acervo para selecionar o que pode integrar o planejamento de
ensino.
Maria de Fátima Luiz dos Santos
QUESTÃO SOBRE O TEXTO “ATIVIDADES LÚDICAS: HORA DE
APRENDER, HORA DE AVALIAR?” A avaliação vem passando por um processo de
constante mudança. Destaque alguns pontos relacionados à mudança de concepção
em relação à avaliação.
R: Assim
como e ensino vem sendo ministrado de maneira mais lúdica às avaliações assumem
objetivos mais voltados a diagnosticar o andamento do processo de apropriação
do conhecimento, assumindo um caráter formativo e assim intervindo nos
resultados, tornando a avaliação e o ensino um processo voltado para o
qualitativo. .
Maria Aparecida Mendes
Leia um trecho do texto em estudo: “ATIVIDADES
LÚDICAS: HORA DE APRENDER, HORA DE AVALIAR?”
“Muitas atividades
lúdicas, como jogos e brincadeiras, incluem atividades relacionadas a diversas
áreas de conhecimento, que podem ser aproveitadas como ponto de partida para o
ensino e conseqüentemente como suporte para a avaliação”.
O professor que pretenda utilizar o lúdico em sala de
aula deve, EXCETO:
A( )
Planejar e organizar o ambiente e conhecer bem seus alunos;
B( )Ter consciência exata
da funcionalidade motivadora do lúdico e sua contribuição no desenvolvimento
dos estudos;
C( X) Ter sempre
objetivos pedagógicos
D( ) Ter em mente qual (is) conceitos,
habilidades e procedimentos poderão ser desenvolvimentos por meio do lúdico, se
esse for desenvolvimento para fins de estudo.
Maria Deosmira Teixeira
Quais aspectos devem ser considerados ao avaliar o
desenvolvimento da leitura e produção de texto na fase inicial? Que atividades
lúdicas podem ser desenvolvidas?
R: Deve ser
levado em consideração se o aluno compreende os textos lidos pelo professor, aprende
o sentido global, lê textos curtos com autonomia, demonstra interesse em ler,
podendo trabalhar de maneira lúdica com jogos brincadeiras, inclusive na
leitura e na escrita.
Eliete Pereira Soares e Soares