terça-feira, 20 de agosto de 2013

TAREFA DE CASA 27/07/2013

          Ler os textos do Ano 03 UNID. 04; e elaborar uma questão com resposta. 
           Trazer  para discussão no próximo encontro dia 01/08/2013. 
 Caderno do 3º Ano - Unidade 4
Por que é importante valorizar os elementos do campo na hora de alfabetizar as crianças que vivem nesse espaço?

Por que é algo com o qual a criança já convive, no entanto facilita a sua compreensão e estimula o seu aprendizado.

Jandira Correa da Silva

Sempre que brincam, aprendem? E na escola, também pode ser assim? 

R: Se observarmos crianças brincando veremos que muitas vezes a brincadeira envolve momentos de impasses, de superação de limites e enfrentamentos de desafios. Não é, portanto, somente um campo de facilidades, de prazer desprovido de esforço, perseverança, empenho... Por outro lado, se entendermos que o esforço empreendido no ato de aprender pode trazer junto com ele, a alegria da descoberta, também a aprendizagem pode ter uma dimensão lúdica.

Maria do Socorro Rezende Silva  

 A Literatura, o Brincar e o aprender a língua e outros conteúdos curriculares. Ao analisar a articulação entre Gêneros textuais e campos matemáticos nas obras dos Acervos Complementares aponta as seguintes finalidades para os livros. Cite essas finalidades.

R: auxiliar no processo de alfabetização e de formação do leitor e proporcionar o ensino aprendizagem de conteúdos curriculares.

Glêis das Dores Oliveira

A literatura, o brincar e o aprender a língua e outros conteúdos curriculares. Cite uma das maneiras mais comuns de apropriar-se de informações.

R: É por meio de livros; é comum a humanidade registrar suas descobertas em livros, por meio de linguagem específica a cada área de conhecimento.

Antonia Vera Lúcia

A criança que brinca, aprende? Quais são as contribuições que as brincadeiras proporcionam aos educandos no ambiente escolar?

R: O ideário da “escola ativa” introduziu no pensamento educacional, que a escola deve buscar reproduzir o ambiente natural através de jogos e brincadeiras, com o objetivo de ensinar o conteúdo escolar de forma lúdica e diversificada, respeitando as inclinações naturais da infância e sua necessidade de brincar. Contribuindo para as habilidades de comunicação, aquisição de regras, imaginação e a exploração do meio no qual estão inseridas. Permitindo a socialização entre o grupo.

Elza Simone Damascena

Os programas do governo federal asseguram que o livro tanto de literatura, e outras obras dirigidas as crianças chegue de forma regular nas escolas públicas. A presença de acervos na escola garante que sejam plenamente integradas as práticas cotidianas?

R: Para que essa integração ocorra é preciso que repense os materiais que servem para apoiar o ensino, e também que outros livros ganhem espaço. Nessa direção deve-se conhecer o acervo para selecionar o que pode integrar o planejamento de ensino.

Maria de Fátima Luiz dos Santos

QUESTÃO SOBRE O TEXTO “ATIVIDADES LÚDICAS: HORA DE APRENDER, HORA DE AVALIAR?” A avaliação vem passando por um processo de constante mudança. Destaque alguns pontos relacionados à mudança de concepção em relação à avaliação.
  
R: Assim como e ensino vem sendo ministrado de maneira mais lúdica às avaliações assumem objetivos mais voltados a diagnosticar o andamento do processo de apropriação do conhecimento, assumindo um caráter formativo e assim intervindo nos resultados, tornando a avaliação e o ensino um processo voltado para o qualitativo. .
 Maria Aparecida Mendes

Leia um trecho do texto em estudo: “ATIVIDADES LÚDICAS: HORA DE APRENDER, HORA DE AVALIAR?”

“Muitas atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, incluem atividades relacionadas a diversas áreas de conhecimento, que podem ser aproveitadas como ponto de partida para o ensino e conseqüentemente como suporte para a avaliação”.

O professor que pretenda utilizar o lúdico em sala de aula deve, EXCETO:

A(   ) Planejar e organizar o ambiente e conhecer bem seus alunos;
B( )Ter consciência exata da funcionalidade motivadora do lúdico e sua contribuição no desenvolvimento dos estudos;
C( X) Ter sempre objetivos pedagógicos
D(  ) Ter em mente qual (is) conceitos, habilidades e procedimentos poderão ser desenvolvimentos por meio do lúdico, se esse for desenvolvimento para fins de estudo.

Maria Deosmira Teixeira

Quais aspectos devem ser considerados ao avaliar o desenvolvimento da leitura e produção de texto na fase inicial? Que atividades lúdicas podem ser desenvolvidas?
  
R: Deve ser levado em consideração se o aluno compreende os textos lidos pelo professor, aprende o sentido global, lê textos curtos com autonomia, demonstra interesse em ler, podendo trabalhar de maneira lúdica com jogos brincadeiras, inclusive na leitura e na escrita.

Eliete Pereira Soares e Soares