quinta-feira, 29 de agosto de 2013

RELATORIO9º ENCONTRO


1º ENCONTRO: UNIDADE 6
9º ENCONTRO GERAL

Aos 14 dias do mês de setembro de 2013, na Escola Municipal Dercílio Duarte Melgaço, realizou-se o 1º encontro da unidade 6  e 9º encontro geral do PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA em Bonfinópolis de Minas com o tema: Alfabetização em foco: projetos didáticos e sequência didáticas em diálogo com os diferentes componentes curriculares.

O encontro iniciou-se as 8:00 h com café da manhã, em seguida ouvimos a Mensagem sobre a primavera: Música (feito Borboleta) entregamos uma flor a cada cursista juntamente com um abraço de boas vindas.)

A leitura deleite foi feita individualmente (cada uma escolheu e leu um livro);

Retomamos a tarefa de casa, comentando sobre as experiências de cada uma em sua sala de aula durante a aplicação do plano realizado no encontro anterior, foi feita a entrega da tarefa de casa por meio de protocolo, aproveitamos o momento para falar sobre a tarefa para o próximo encontro que será: Criar uma propaganda dos jogos do CEEL e uma propaganda dos livros literários enviados pelo MEC as escolas.

Discutimos sobre o Seminário local que deverá acontecer em novembro e deverá ter foco nas artes.

Em seguida, para divisão de grupos de estudo, utilizamos uma Dinâmica para divisão de grupos (adivinhas): O que é o que? Os grupos foram formados e foi feito a leitura dos textos e apresentação dos grupos em uma roda de conversa.

Tivemos um intervalo de 1 hora para o almoço, em seguida retornamos com a leitura deleite individual e silenciosa, e entrega de um mimo para as cursistas; logo após, fizemos mais uma divisão de grupos para leitura e apresentação; Após a apresentação dos grupos, encerramos o encontro com uma sugestão de leitura para tarefa de casa e responder uma questão referente ao texto.

O encontro encerrou-se as 17:30 h após a avaliação do mesmo com uma palavra de cada professora alfabetizadora que definisse o encontro as quais foram: Globalização, mudança de prática, descontração e inovação, conhecimento, leitura, organização e crescimento.


















RELATÓRIO 7º ENCONTRO



2º ENCONTRO: UNIDADE 4, 1º encontro da UNIDADE 5
7º ENCONTRO GERAL

Aos 01 dias do mês de agosto de 2013, na Escola Municipal Dercílio Duarte Melgaço,  realizou-se o 1º encontro da unidade 4 e 6º encontro geral do PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA em Bonfinópolis de Minas contamos com a presença de 13 professoras alfabetizadoras do 1º ao 3º ano do ciclo de alfabetização da rede municipal do Município de Bonfinópolis de Minas;  o encontro teve inicio as 8:00 h.

Iniciamos com uma oração, em seguida foi passada a leitura deleite: abracadabra;
 Abracadabra
 o momento de retomada da tarefa de casa aconteceu logo em seguida, onde em círculo foi feito o momento de troca de experiências, foi muito enriquecedor para todas, pois tiveram muitos risos, desabafos, depoimentos etc.

Logo após, cada professora alfabetizadora falou sobre os pontos que achou mais importante ao comentar as questões elaboradas por elas.

Mais o momento mais alegre, onde percebia a integração entre todas foi no momento em que foram para o pátio e relembraram seus momentos de infância onde com suas professoras, colegas brincavam de brincadeiras diversas e bem diferentes das de hoje em dia. Um momento maravilhoso de ludicidade, recordações, saudades, troca de experiências, volta ao passado e esperanças de que um dia, possamos retornar com essas brincadeiras tão especiais e enriquecedoras para nossos alunos e até para nós como educadoras.

Em seguida relembrarmos novamente nossos dias de criança através das parlendas usadas para divisão dos grupos; em seguida os grupos se  reunirão para ler os textos do 1º ano da unidade V para que assim pudesse realizar as atividades propostas através de chuva de ideias.

Pausa para almoço

 Ao retornar tivemos um momento de leitura deleite com o Menino Nito. 

Em seguida foi feito novamente a divisão dos grupos para leitura dos textos do 2º ano da unid V, e apresentação também com chuva de ideias. Foi um dia muito proveitoso para todas.
 
Lanche de encerramento.