O 3º encontro do Pacto Nacional pela
Alfabetização na Idade Certa – PNAIC em Bonfinópolis de Minas, aconteceu no dia
10 d maio de 2014, às 07:00 h na Escola Municipal “Dercílio Duarte Melgaço”,
com a presença dos professores alfabetizadores, Orientadores do Pacto e a
Coordenadora Local que esteve presente durante as 12:00 h de capacitação
auxiliando a orientadora do Pacto no município de Bonfinópolis de Minas.
Foi servido o lanche às 7:00 h logo
após retornamos para a sala onde iríamos dar inicio as nossas atividades.
Começamos com um vídeo: Música: Tempo – Patu Fu e Leitura deleite Beleleu e os
Números de Patrício Dugnani. Logo após esses vídeos a orientadora Rosalina nos
mostrou um pode de balas com a estimativa: quantas balas teriam naquele pote,
cada uma de nós pensamos em certo número, a ganhadora foi a nossa colega Elza
Simone, que aproximou com a estimativa de 60 e no pote havia 66. Tivemos a
retomada do 2º encontro com Slides: os conceitos matemáticos: “Matemática é
para a todos “Nascemos para isso”.
Retomamos na apostila 2: definição
sentido numérico a partir da pág 20.
A orientadora explicou também sobre
vários tópicos.
1º) classificar: separando os pincéis com tampa para um lado e sem
tampa para o outro.
2º) correspondência um a um: É o ato de
estabelecer
3º) Contar: Contar os objetivos de uma
coleção
Participamos
também de uma dinâmica: a teia dos sentimentos numerou-se cada uma de 0 a 13 e
colocou na testa, e foi jogando o novelo para cada uma em ordem crescente,
depois pediu que voltássemos o novelo em ordem decrescente. Questionamos como
poderíamos trabalhar em sala de aula. Ex: ordem alfabética, dia da semana,
meses, formas geométricas.... Assistimos a um vídeo dessa mesma brincadeira com
crianças.
Assistimos
ao vídeo: A cama de gato com o
objetivo de identificar os números em sequência ou ordem crescente e
decrescente números pares e números ímpares, sílabas ou alfabetos, números,
meses, formas geométricas. Assistimos também vídeo de uma receita de bolo
minuto com a ajuda de seus alunos questionando-os se colocar xícaras de medidas
grandes, medias ou pequenas o que aconteceria? Em seguida recebemos uma folha
em branco para amassarmos o máximo possível fizemos bolinhas, formato de um ovo
e pediu todas para ajudar a contar colocando, numa forma de ovos, criou várias
situações (quantidade, par ou ímpar, qual tem menos, quantos falta para encher,
quais animais botam ovos, se colocássemos para chocar o que irá acontecer?).
Retomamos
com slides ao caderno 2 nas páginas 64 a 69 e leitura deleite: Eu sou isso:
Viviana de Assis Viana e no Caderno 3:
Construção do sistema de Numeração Decimal. Contando de 5 em 5 usando as mãos.
Recebemos
uma folha com as 2 mãos desenhadas, jogo das 2 mãos.
Iniciamos
a conversa, aprofundamento do tema. Relações entre o Sistema de Escrita
alfabética (SEA), e o Sistema de Numeração Decimal (SND): Algumas reflexões.
O
corpo como fonte do conhecimento matemático: “Usando as mãos” retornamos ao
caderno 3.
Recebemos
um texto para completarmos só com números, chamado textos e números para
produzirmos um texto onde fizemos a leitura em voz alta.
A
coordenadora distribuiu uma linda mensagem para o dia das mães juntamente com
um mimo, aproveitando a mensagem também para dividir grupos. Distribuiu também
uma ficha chamada fichas escalonadas, separamos os números, unidade, dezena,
centena, unidade milhar e formamos dupla para brincar, preenchemos o
emociomometro. Pediu que registrássemos uma aula com foto e relato no máximo 3
fotos para entregar no próximo encontro, e um vídeo Tecnologia ou metodologia.
O
encontro encerrou-se as 19:30 h foi muito descontraído e com certeza a
Orientadora e a coordenadora nos passaram muitas ideias inovadoras. Foi
oferecida uma janta e em seguida fomos dispensadas.