sábado, 31 de maio de 2014

RELATÓRIO 3º ENCONTRO – PNAIC 2014


            O 3º encontro do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC em Bonfinópolis de Minas, aconteceu no dia 10 d maio de 2014, às 07:00 h na Escola Municipal “Dercílio Duarte Melgaço”, com a presença dos professores alfabetizadores, Orientadores do Pacto e a Coordenadora Local que esteve presente durante as 12:00 h de capacitação auxiliando a orientadora do Pacto no município de Bonfinópolis de Minas.

            Foi servido o lanche às 7:00 h logo após retornamos para a sala onde iríamos dar inicio as nossas atividades. Começamos com um vídeo: Música: Tempo – Patu Fu e Leitura deleite Beleleu e os Números de Patrício Dugnani. Logo após esses vídeos a orientadora Rosalina nos mostrou um pode de balas com a estimativa: quantas balas teriam naquele pote, cada uma de nós pensamos em certo número, a ganhadora foi a nossa colega Elza Simone, que aproximou com a estimativa de 60 e no pote havia 66. Tivemos a retomada do 2º encontro com Slides: os conceitos matemáticos: “Matemática é para a todos  “Nascemos para isso”.

            Retomamos na apostila 2: definição sentido numérico a partir da pág 20.
            A orientadora explicou também sobre vários tópicos.
            1º) classificar: separando os pincéis com tampa para um lado e sem tampa para o outro.
2º) correspondência um a um: É o ato de estabelecer
3º) Contar: Contar os objetivos de uma coleção

Participamos também de uma dinâmica: a teia dos sentimentos numerou-se cada uma de 0 a 13 e colocou na testa, e foi jogando o novelo para cada uma em ordem crescente, depois pediu que voltássemos o novelo em ordem decrescente. Questionamos como poderíamos trabalhar em sala de aula. Ex: ordem alfabética, dia da semana, meses, formas geométricas.... Assistimos a um vídeo dessa mesma brincadeira com crianças.  

Assistimos ao vídeo: A cama de gato com o objetivo de identificar os números em sequência ou ordem crescente e decrescente números pares e números ímpares, sílabas ou alfabetos, números, meses, formas geométricas. Assistimos também vídeo de uma receita de bolo minuto com a ajuda de seus alunos questionando-os se colocar xícaras de medidas grandes, medias ou pequenas o que aconteceria? Em seguida recebemos uma folha em branco para amassarmos o máximo possível fizemos bolinhas, formato de um ovo e pediu todas para ajudar a contar colocando, numa forma de ovos, criou várias situações (quantidade, par ou ímpar, qual tem menos, quantos falta para encher, quais animais botam ovos, se colocássemos para chocar o que irá acontecer?).
Retomamos com slides ao caderno 2 nas páginas 64 a 69 e leitura deleite: Eu sou isso: Viviana de Assis Viana  e no Caderno 3: Construção do sistema de Numeração Decimal. Contando de 5 em 5 usando as mãos.

Recebemos uma folha com as 2 mãos desenhadas, jogo das 2 mãos.
Iniciamos a conversa, aprofundamento do tema. Relações entre o Sistema de Escrita alfabética (SEA), e o Sistema de Numeração Decimal (SND): Algumas reflexões.

O corpo como fonte do conhecimento matemático: “Usando as mãos” retornamos ao caderno 3.

Recebemos um texto para completarmos só com números, chamado textos e números para produzirmos um texto onde fizemos a leitura em voz alta.
A coordenadora distribuiu uma linda mensagem para o dia das mães juntamente com um mimo, aproveitando a mensagem também para dividir grupos. Distribuiu também uma ficha chamada fichas escalonadas, separamos os números, unidade, dezena, centena, unidade milhar e formamos dupla para brincar, preenchemos o emociomometro. Pediu que registrássemos uma aula com foto e relato no máximo 3 fotos para entregar no próximo encontro, e um vídeo Tecnologia ou metodologia.

O encontro encerrou-se as 19:30 h foi muito descontraído e com certeza a Orientadora e a coordenadora nos passaram muitas ideias inovadoras. Foi oferecida uma janta e em seguida fomos dispensadas.

Gleis das Dores Oliveira