O 1º Encontro do
PACTO aconteceu no dia 12 de abril, as 08h00m, na Escola Municipal Dercílio
Duarte Melgaço, onde participaram as professoras da alfabetização, a
coordenadora Eliete e a orientadora Rosalina.
Após o café da manhã
que foi servido as 08h00min, seguimos para a sala onde aconteceria o encontro.
No primeiro momento fomos recebidas com as boas vindas e foi passado um slide
com a mensagem: “Acalme meu passo Senhor”. Em seguida Rosalina e Eliete deram
de presente um lindo caderno confeccionado por elas, para as professoras
fazerem suas anotações.
A orientadora falou
sobre as expectativas para essa nova etapa do PACTO e explicou sobre o Caderno
de bordo, que em cada encontro será entregue a uma professora que deverá
levá-lo para casa e fazer um relatório de todas as atividades desenvolvidas no
dia. Disse também que a melhor maneira que achou para que aconteçam os
encontros do PACTO será nos sábados, oito horas seguidas e completou pedindo
que qualquer dúvida ou dificuldade, as professoras deverão procurar sempre as
coordenadoras e não outras pessoas. Logo, colou um cartaz na lousa com o
título: “Contrato de Convivência”, e pediu para que cada uma escrevesse sua
sugestão do que poderia ser realizado nos encontros.
Rosalina esclareceu dúvidas em relação aos
pagamentos atrasados de algumas professoras, que ainda não receberam e que em
motivo do PACTO ter começado tarde esse ano e devido ao atraso do cadastramento
dos professores, o valor poderá diminuir. Anunciou ainda que esse ano a
Universidade acompanhará a frequência do professor pelo MOODLE, pois quem
faltar não terá como rever, salvo os casos justificáveis.
A orientadora
distribuiu os cadernos com o tema: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade
Certa – Organização do Trabalho Pedagógico, caderno este, contendo os conteúdos
que deverão ser estudados. Informou também que esse ano será só um caderno e
não mais dividido por ano como aconteceu nos encontros anteriores.
Rosalina nos contou
uma história que achou interessante, chamada “Ritual de Passagem”, que
aconteceu em uma aldeia indígena, onde o chefe colocava todos para participarem
de uma corrida, e alguém observando percebeu que o primeiro colocado ao chegar
não houve nenhuma comemoração, mas assim que chegou o último da corrida foi
recebido com entusiasmo e muita alegria, então curioso com a atitude dos
índios, perguntou ao chefe porque agiram daquela forma e ele explicou-lhe
dizendo que o último teria sido o mais esforçado e persistente por isso merecia
a comemoração. A história gerou reflexão e vários comentários interessantes.
Em seguida
mostrou-nos uma caixa onde estava escrito “Emocionômetro” e pediu-nos para que
no final fizéssemos uma avaliação do encontro e depositássemos dentro dela.
Foi passado um slide
apresentando o caderno com o tema a ser estudado naquele momento, que era: A organização
do trabalho Pedagógico - aonde vimos sobre o Ambiente Alfabetizador. Mostrou-nos uma imagem com uma propaganda de
celulares e foi feito uma análise de vários itens que poderiam ser explorados
em uma aula de matemática, vimos também sobre o ciclo da alfabetização,
avaliação diagnóstica, espaço alfabetizador em matemática, onde foi proposto
trabalhar com os seguintes itens: listas variadas, datas de aniversário, régua
para medição da altura dos alunos, relógios, calendário, balança, calculadora,
material dourado, sólidos geométricos, ábacos, etc. Orientou-nos a usar várias formas
de registros com os alunos, sobre a importância dos registros do professor, o
questionamento que o professor pode fazer ao planejar e o planejamento e formas
do trabalho pedagógico.
A orientadora
deu-nos a idéia de trabalharmos com um caderno de desafios que contém
atividades de matemática e português, onde deveremos propor ao aluno, nos
momentos em que for terminando outras atividades na sala, para que ele não
fique parado, ou nos momentos finais da aula. Sugeriu também o uso do caderno
de ditado, onde se pede a um aluno que traga de casa as palavras com as letras
que o professor desejar, depois o professor corrige e pede para esse mesmo
aluno dite para os demais colegas e leve para casa, onde ele fará a correção
dos erros, segue a rotina até que todos eles tenham passado pela mesma tarefa.
Rosalina fez uma
dinâmica conosco, jogo de loteria, com intuito de dividir os grupos para
iniciar as oficinas. O trabalho com o Tema: Ambiente Alfabetizador foi
subdividido nos grupos com a proposta de que fossem confeccionadas as
atividades com os seguintes itens: calendário, chamadinha, banco de palavras,
alfabeto, numerais e relógio. Assim que as equipes terminaram fizeram a
exposição dos trabalhos e explicaram em que aquela atividade poderia contribuir
na aprendizagem dos alunos.
Assistimos a um
vídeo sobre uma reportagem que Rosalina viu no fantástico e achou interessante
nos mostrar, onde fala sobre uma escola modelo do Rio de Janeiro, da comunidade
Padre Miguel. Relata entrevistas com funcionários da escola falando sobre os
métodos importantes para se obter um resultado positivo na escola, tais como:
como conquistar o aluno; liberdade para o aluno questionar e expressar;
autonomia do professor; trabalhar o que o aluno quer aprender; estimular a
leitura; a escola pensando e a comunidade participando; várias disciplinas
discutindo o mesmo tema; projetos/ensino significativo; inclusão social/olhar
do novo e do positivo, etc.
Paramos para almoçar
ao meio-dia, onde foi oferecida uma deliciosa refeição com sobremesa. Ficamos
até as 13h00m conversando e interagindo com todas as participantes.
Retornamos aos
trabalhos, assistindo a um vídeo com o nome: Só mais um minutinho da autora Ana
Maria Machado, muito legal e interessante.
Após o vídeo a orientadora Rosalina nos informou que os
trabalhos para casa terão que ser aplicados na sala de aula, fotografados e
relatados pelo professor. Em seguida distribuiu os trabalhos a serem
confeccionados pelos grupos, atividades estas que deverão compor o ambiente
alfabetizador, tais como: árvore da leitura, portador de textos, calendário e
chamadinha. Após o término das atividades os grupos expuseram seus trabalhos e
explicaram sobre a utilização de cada um no ambiente alfabetizador.
Finalizando o
encontro as responsáveis nos explicaram sobre o dever de casa, que seria a
utilização do material confeccionado pelo grupo em que a professora estava
inserida, na sua sala de aula e que deveria seguir as orientações anteriores, (aplicar,
fotografar e relatar). Falaram também sobre as datas dos novos encontros e
agradeceram a presença e participação de todas.
O encontro
finalizou-se as 16:h00m, deixando a certeza de que aprendemos muito com as ideias inovadoras e criativas que foram propostas.
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