sábado, 31 de maio de 2014

RELATÓRIO - 1º ENCONTRO DO PACTO 2014

   O 1º Encontro do PACTO aconteceu no dia 12 de abril, as 08h00m, na Escola Municipal Dercílio Duarte Melgaço, onde participaram as professoras da alfabetização, a coordenadora Eliete e a orientadora Rosalina.

   Após o café da manhã que foi servido as 08h00min, seguimos para a sala onde aconteceria o encontro. No primeiro momento fomos recebidas com as boas vindas e foi passado um slide com a mensagem: “Acalme meu passo Senhor”. Em seguida Rosalina e Eliete deram de presente um lindo caderno confeccionado por elas, para as professoras fazerem suas anotações.
   A orientadora falou sobre as expectativas para essa nova etapa do PACTO e explicou sobre o Caderno de bordo, que em cada encontro será entregue a uma professora que deverá levá-lo para casa e fazer um relatório de todas as atividades desenvolvidas no dia. Disse também que a melhor maneira que achou para que aconteçam os encontros do PACTO será nos sábados, oito horas seguidas e completou pedindo que qualquer dúvida ou dificuldade, as professoras deverão procurar sempre as coordenadoras e não outras pessoas. Logo, colou um cartaz na lousa com o título: “Contrato de Convivência”, e pediu para que cada uma escrevesse sua sugestão do que poderia ser realizado nos encontros.
   Rosalina esclareceu dúvidas em relação aos pagamentos atrasados de algumas professoras, que ainda não receberam e que em motivo do PACTO ter começado tarde esse ano e devido ao atraso do cadastramento dos professores, o valor poderá diminuir. Anunciou ainda que esse ano a Universidade acompanhará a frequência do professor pelo MOODLE, pois quem faltar não terá como rever, salvo os casos justificáveis.
   A orientadora distribuiu os cadernos com o tema: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – Organização do Trabalho Pedagógico, caderno este, contendo os conteúdos que deverão ser estudados. Informou também que esse ano será só um caderno e não mais dividido por ano como aconteceu nos encontros anteriores.
   Rosalina nos contou uma história que achou interessante, chamada “Ritual de Passagem”, que aconteceu em uma aldeia indígena, onde o chefe colocava todos para participarem de uma corrida, e alguém observando percebeu que o primeiro colocado ao chegar não houve nenhuma comemoração, mas assim que chegou o último da corrida foi recebido com entusiasmo e muita alegria, então curioso com a atitude dos índios, perguntou ao chefe porque agiram daquela forma e ele explicou-lhe dizendo que o último teria sido o mais esforçado e persistente por isso merecia a comemoração. A história gerou reflexão e vários comentários interessantes.
   Em seguida mostrou-nos uma caixa onde estava escrito “Emocionômetro” e pediu-nos para que no final fizéssemos uma avaliação do encontro e depositássemos dentro dela.
   Foi passado um slide apresentando o caderno com o tema a ser estudado naquele momento, que era: A organização do trabalho Pedagógico - aonde vimos sobre o Ambiente Alfabetizador.  Mostrou-nos uma imagem com uma propaganda de celulares e foi feito uma análise de vários itens que poderiam ser explorados em uma aula de matemática, vimos também sobre o ciclo da alfabetização, avaliação diagnóstica, espaço alfabetizador em matemática, onde foi proposto trabalhar com os seguintes itens: listas variadas, datas de aniversário, régua para medição da altura dos alunos, relógios, calendário, balança, calculadora, material dourado, sólidos geométricos, ábacos, etc. Orientou-nos a usar várias formas de registros com os alunos, sobre a importância dos registros do professor, o questionamento que o professor pode fazer ao planejar e o planejamento e formas do trabalho pedagógico.
   A orientadora deu-nos a idéia de trabalharmos com um caderno de desafios que contém atividades de matemática e português, onde deveremos propor ao aluno, nos momentos em que for terminando outras atividades na sala, para que ele não fique parado, ou nos momentos finais da aula. Sugeriu também o uso do caderno de ditado, onde se pede a um aluno que traga de casa as palavras com as letras que o professor desejar, depois o professor corrige e pede para esse mesmo aluno dite para os demais colegas e leve para casa, onde ele fará a correção dos erros, segue a rotina até que todos eles tenham passado pela mesma tarefa.
   Rosalina fez uma dinâmica conosco, jogo de loteria, com intuito de dividir os grupos para iniciar as oficinas. O trabalho com o Tema: Ambiente Alfabetizador foi subdividido nos grupos com a proposta de que fossem confeccionadas as atividades com os seguintes itens: calendário, chamadinha, banco de palavras, alfabeto, numerais e relógio. Assim que as equipes terminaram fizeram a exposição dos trabalhos e explicaram em que aquela atividade poderia contribuir na aprendizagem dos alunos.
   Assistimos a um vídeo sobre uma reportagem que Rosalina viu no fantástico e achou interessante nos mostrar, onde fala sobre uma escola modelo do Rio de Janeiro, da comunidade Padre Miguel. Relata entrevistas com funcionários da escola falando sobre os métodos importantes para se obter um resultado positivo na escola, tais como: como conquistar o aluno; liberdade para o aluno questionar e expressar; autonomia do professor; trabalhar o que o aluno quer aprender; estimular a leitura; a escola pensando e a comunidade participando; várias disciplinas discutindo o mesmo tema; projetos/ensino significativo; inclusão social/olhar do novo e do positivo, etc.
   Paramos para almoçar ao meio-dia, onde foi oferecida uma deliciosa refeição com sobremesa. Ficamos até as 13h00m conversando e interagindo com todas as participantes.
   Retornamos aos trabalhos, assistindo a um vídeo com o nome: Só mais um minutinho da autora Ana Maria Machado, muito legal e interessante.
Após o vídeo a orientadora Rosalina nos informou que os trabalhos para casa terão que ser aplicados na sala de aula, fotografados e relatados pelo professor. Em seguida distribuiu os trabalhos a serem confeccionados pelos grupos, atividades estas que deverão compor o ambiente alfabetizador, tais como: árvore da leitura, portador de textos, calendário e chamadinha. Após o término das atividades os grupos expuseram seus trabalhos e explicaram sobre a utilização de cada um no ambiente alfabetizador.
    Finalizando o encontro as responsáveis nos explicaram sobre o dever de casa, que seria a utilização do material confeccionado pelo grupo em que a professora estava inserida, na sua sala de aula e que deveria seguir as orientações anteriores, (aplicar, fotografar e relatar). Falaram também sobre as datas dos novos encontros e agradeceram a presença e participação de todas.
    O encontro finalizou-se as 16:h00m, deixando a certeza de que aprendemos muito com as ideias inovadoras e criativas que foram propostas.   
    
  



































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário