2º Encontro do Pacto Nacional pela
alfabetização na idade - PNAIC, ocorrido no dia 03 de maio de 2014, com a
presença dos professores alfabetizadores, Orientadora do Pacto e a Coordenadora
Local que esteve presente durante as 12:
h de capacitação auxiliando a orientadora do Pacto no município de
Bonfinópolis de Minas.
Iniciamos
o encontro às 7:00 H , sob a orientação
de Rosalina Oliveira Botelho, onde a orientadora nos deu boas vindas , desejando que novamente nosso
encontro seja proveitoso, que juntas possamos
aprimorar nossos conhecimentos e
colocá-los em prática em nossas salas de aula. Para começarmos mais relaxadas
foi contada uma história para deleite do autor Ivo Minkovicius, O TEMPO. Após
esta leitura a orientadora retomou sobre
o caderno viajante, passando umas sugestões para elaboração do mesmo. Em
seguida foi passado um vídeo da música “O tempo” com a banda Pato Fu, solicitando que nos
falássemos alguma frase da letra que nos remetesse aos acontecimentos
do tempo. Retomando o encontro anterior onde a tarefa de casa era o tema
ambiente alfabetizador, cada professor teria que trabalhar, registrar e relatar
em slides uma atividade de acordo com o tema
solicitado, passamos uma a uma a fazer a apresentação das mesmas, os temas
escolhidos foram: Calendário, Banco de palavras, Portador de Textos e chamadinha,
cada professor expôs seu trabalho e fez uma breve explanação de como explorou a
atividade em sala de aula.
Dando
seguimento ao encontro partimos para o assunto do dia, onde iríamos aprofundar
no caderno 2.
Iniciado
a conversa com slides apresentado os temas a serem trabalhados.deixando claro
que o Eixo: Números e Operações – esta dividido em 3 cadernos, foi apresentado
o objetivo geral do caderno 2 assim como os objetivos específicos . Começamos a
falar sobre a construção dos números, assistimos alguns slides que relatavam o
surgimento do número que veio a partir da necessidade que o homem tinha em
registrar quantidades, assistimos a ao vídeo “a história do número”, logo após
veio o debate sobre a importância dos
destes na vida, e as diferentes possibilidades de se trabalhar o tema na sala
de aula, ouve um intenso debate sobre possibilidades, necessidades do número no
cotidiano da criança, foi apresenta um cartaz com diferentes sistema de
numeração desde antigas civilizações, até chegarmos aos números que usamos em
nosso dia a dia. Para dar mais ênfase ao trabalho com o senso numérico foi
feito a leitura do texto “O fazendeiro e o Corvo”,onde discutimos o tema senso
numérico.
Após
esta discussão foi apresentado slides para uma breve explanação do tema Senso
Numérico. Em seguida ouve uma dinâmica para divisão de grupos onde iríamos
trabalhar o tema proposto na prática.Foram formados quatro grupos, ficando cada
equipe responsável por uma atividade que desenvolva o senso numérico. Foram
elaboradas atividades com pega varetas
com o objetivo de trabalhar números, quantidades e operações.
Com
a centopéia, visa trabalhar a reta
numérica, e explorar as diversas possibilidades que ela nos fornece.
A joaninha explorando número quantidade.
E a fazendinha _____________.
Foi
nos dado um tempo para confecção do
material e elaboração de estratégia para uso do mesmo, em seguida fizemos a
demonstração de algumas possibilidades do uso do material construído por nós ,
fazendo com que as aulas fiquem mais prazerosas, uma vez que estamos
trabalhando o tema proposto de maneira
lúdica.
Dando
continuidade ao encontro foi proposto a tarefa de casa para ser apresentada no
próximo encontro, fazendo a divisão do grupo em 2, pois a tarefa é coletiva,
ficando o grupo um com a leitura e elaboração das atividades corresponde ás
páginas 48 a 54 do caderno 2 , e o grupo 2 com as páginas 55 a 61.
Finalizamos
com um lanche e saímos do encontro com grandes expectativas para ampliarmos
cada vez mais o nosso conhecimento e comprometidas em estar aplicando em nossas
turmas as atividades proposta com muito entusiasmo.
ELIETE SOARES E SOARES
Nenhum comentário:
Postar um comentário