sábado, 31 de maio de 2014

RELATÓRIO - 2º Encontro do PNAIC 2014



 2º Encontro do Pacto Nacional pela alfabetização na idade - PNAIC, ocorrido no dia 03 de maio de 2014, com a presença dos professores alfabetizadores, Orientadora do Pacto e a Coordenadora Local que esteve presente  durante as 12: h de capacitação auxiliando a  orientadora do Pacto no município de Bonfinópolis de Minas.
Iniciamos o encontro às 7:00 H , sob a orientação   de Rosalina Oliveira Botelho, onde a orientadora nos deu  boas vindas , desejando que novamente nosso encontro seja proveitoso, que juntas possamos  aprimorar  nossos conhecimentos e colocá-los em prática em nossas salas de aula. Para começarmos mais relaxadas foi contada uma história para deleite do autor Ivo Minkovicius, O TEMPO. Após esta leitura  a orientadora retomou sobre o caderno viajante, passando umas sugestões para elaboração do mesmo. Em seguida foi passado um vídeo da música “O tempo”  com a banda Pato Fu, solicitando que nos falássemos  alguma frase  da letra que nos remetesse aos acontecimentos do tempo. Retomando o encontro anterior onde a tarefa de casa era o tema ambiente alfabetizador, cada professor teria que trabalhar, registrar e relatar em slides uma atividade de acordo com o tema  solicitado, passamos uma a uma a   fazer a apresentação das mesmas, os temas escolhidos foram: Calendário, Banco de palavras, Portador de Textos e chamadinha, cada professor expôs seu trabalho e fez uma breve explanação de como explorou a atividade em sala de aula.
Dando seguimento ao encontro partimos para o assunto do dia, onde iríamos aprofundar no caderno 2.
Iniciado a conversa com slides apresentado os temas a serem trabalhados.deixando claro que o Eixo: Números e Operações – esta dividido em 3 cadernos, foi apresentado o objetivo geral do caderno 2 assim como os objetivos específicos . Começamos a falar sobre a construção dos números, assistimos alguns slides que relatavam o surgimento do número que veio a partir da necessidade que o homem tinha em registrar quantidades, assistimos a ao vídeo “a história do número”, logo após veio  o debate sobre a importância dos destes na vida, e as diferentes possibilidades de se trabalhar o tema na sala de aula, ouve um intenso debate sobre possibilidades, necessidades do número no cotidiano da criança, foi apresenta um cartaz com diferentes sistema de numeração desde antigas civilizações, até chegarmos aos números que usamos em nosso dia a dia. Para dar mais ênfase ao trabalho com o senso numérico foi feito a leitura do texto “O fazendeiro e o Corvo”,onde discutimos o tema senso numérico.
Após esta discussão foi apresentado slides para uma breve explanação do tema Senso Numérico. Em seguida ouve uma dinâmica para divisão de grupos onde iríamos trabalhar o tema proposto na prática.Foram formados quatro grupos, ficando cada equipe responsável por uma atividade que desenvolva o senso numérico. Foram elaboradas atividades com pega varetas com o objetivo de trabalhar números, quantidades e operações.
Com a centopéia, visa trabalhar a reta numérica, e explorar as diversas possibilidades que ela nos fornece.
A joaninha explorando número quantidade. E a fazendinha _____________.
Foi nos dado um tempo para confecção  do material e elaboração de estratégia para uso do mesmo, em seguida fizemos a demonstração de algumas possibilidades do uso do material construído por nós , fazendo com que as aulas fiquem mais prazerosas, uma vez que estamos trabalhando o tema  proposto de maneira lúdica.
Dando continuidade ao encontro foi proposto a tarefa de casa para ser apresentada no próximo encontro, fazendo a divisão do grupo em 2, pois a tarefa é coletiva, ficando o grupo um com a leitura e elaboração das atividades corresponde ás páginas 48 a 54 do caderno 2 , e o grupo 2 com as páginas 55 a 61.
Finalizamos com um lanche e saímos do encontro com grandes expectativas para ampliarmos cada vez mais o nosso conhecimento e comprometidas em estar aplicando em nossas turmas as atividades proposta com muito entusiasmo.

ELIETE SOARES E SOARES





























































Nenhum comentário:

Postar um comentário