ABAIXO VOCÊ ENCONTRARÁ SUGESTÕES DE AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS PARA BAIXAR!
A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA INICIAL
Saber
o que os alunos já conhecem é de fato essencial para o ponto de partida
do planejamento docente.Essa prática tem sido bastante disseminada nas
séries inicial do ensino fundamental.
E,além disso,muitos autores endossam esta prática,oferecendo referencias teóricas que a sustentem.
No entanto,esta prática acaba se restringindo á Língua Portuguesa, sobretudo nas classes de alfabetização.O professor se restringe á prática de sondagens,como o objetivo de diagnosticar as hipóteses de escrita, e acabam não realizando este procedimento em outras áreas do conhecimento.
Esta questão tem dois fatores essenciais a serem analisados.O primeiro é a insegurança que o professor tem de que seus alunos não atinjam as habilidades de leitura e escrita, ou seja, se alfabetizam. O outro fator é a falta de subsídios que o professor tem,em sua formação, no curso de Pedagogia.
Se por um lado, temos as pesquisas de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, que revolucionaram a alfabetização com a psicogênese da Língua Escrita, por outro ainda se está construindo uma forma de compreender com o aluno aprende matemática e desenvolve seu raciocínio.
O autor que nos propõe um novo olhar sobre o ensino de matemática é Vernaud, defendo a idéia de que, não só é preciso se diagnosticar o que o educando já sabe, como acolher as diferentes estratégias por ele adotado.
Por fim, ao pensarmos em Projetos de Trabalho, é importante que o professor faça um levantamento prévio daquilo que seus alunos sabem sobre o tema, para que tenha parâmetros de como estruturar sua ação pedagógica e definir as etapas do Projeto.
E,além disso,muitos autores endossam esta prática,oferecendo referencias teóricas que a sustentem.
No entanto,esta prática acaba se restringindo á Língua Portuguesa, sobretudo nas classes de alfabetização.O professor se restringe á prática de sondagens,como o objetivo de diagnosticar as hipóteses de escrita, e acabam não realizando este procedimento em outras áreas do conhecimento.
Esta questão tem dois fatores essenciais a serem analisados.O primeiro é a insegurança que o professor tem de que seus alunos não atinjam as habilidades de leitura e escrita, ou seja, se alfabetizam. O outro fator é a falta de subsídios que o professor tem,em sua formação, no curso de Pedagogia.
Se por um lado, temos as pesquisas de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, que revolucionaram a alfabetização com a psicogênese da Língua Escrita, por outro ainda se está construindo uma forma de compreender com o aluno aprende matemática e desenvolve seu raciocínio.
O autor que nos propõe um novo olhar sobre o ensino de matemática é Vernaud, defendo a idéia de que, não só é preciso se diagnosticar o que o educando já sabe, como acolher as diferentes estratégias por ele adotado.
Por fim, ao pensarmos em Projetos de Trabalho, é importante que o professor faça um levantamento prévio daquilo que seus alunos sabem sobre o tema, para que tenha parâmetros de como estruturar sua ação pedagógica e definir as etapas do Projeto.
Mais
importante do que se preocupar com o conteúdo a ser dado, é o fato de
que o professor faça a avaliação diagnóstica inicial e, assim,
estabeleça os objetivos conceituais, procedimentais e atitudinais a
serem alcançados.
Se
o professor de primeira série pensar que precisa comoeçar por
apresentar os numerais de 0 a 9, certamente se surpreenderá ao descobrir
que alguns alunos já conhecem numerais até 100, 500, etc.
E é muito desestimulante que este aluno que sabe, fique exaustivamente fazendo aquilo que já conhece e domina.
Portanto,
caros colegas, procurem conhecer o que seus alunos já sabem e, sem
dúvida, este simples procedimento qualificará muito seu trabalho.
BAIXE AS SUGESTÕES DE AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS DOS ANOS INCIAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Avaliações:
1 - Avaliação Diagnóstica do 1º ano / Língua Portuguesa - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
2 - Avaliação Diagnóstica do 2º ano / Língua Portuguesa - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
3 - Avaliação Diagnóstica do 2º ano /Matemática - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
4 - Avaliação Diagnóstica do 3º ano / Língua Portuguesa - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
5 - Avaliação Diagnóstica do 3º ano /Matemática - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
6 - Avaliação Diagnóstica do 4º ano / Língua Portuguesa - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
7 - Avaliação Diagnóstica do 4º ano /Matemática - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
8 - Avaliação Diagnóstica do 5º ano / Língua Portuguesa - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
9 - Avaliação Diagnóstica do 5º ano /Matemática - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
Matrizes:
1 -Matriz de Referência -1º ano /Língua Portuguesa - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
2 -Matriz de Referência -2º ano / Língua Portuguesa - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
3 -Matriz de Referência - 2º ano / Matemática - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
4 -Matriz de Referência - 3ºano/ Língua Portuguesa - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
5- Matriz de Referência - 3º ano/Matemática - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
6- Matriz de Referência - 4º ano/Língua Portuguesa - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
7- Matriz de Referência - 4º ano/Matemática - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
8- Matriz de Referência - 5º ano/Língua Portuguesa- CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
9- Matriz de Referência - 5º ano/Matemática - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
Mapa de Resultados:
1- Mapa de Rsultados - 1º ano/Língua Portuguesa - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
2- Mapa de Resultados - 2º ano/Língua Portuguesa - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
3- Mapa de Resultados - 2º ano/Matemática - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
4- Mapa de Resultados- 3º ano/Língua Portuguesa - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
5- Mapa de Reusltados- 3º ano/Matemática- CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
6- Mapa de Resultados- 4º ano/Língua Portuguesa - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
7- Mapa de Resultados- 4º ano/Matemática - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
8- Mapa de Resultados - 5º ano/Língua Portuguesa - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
9- Mapa de Resultados -5º ano/Matemática - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
Fonte: http://alfabetizacaotempocerto.comunidades.net/index.php?pagina=1792677606
Nenhum comentário:
Postar um comentário