GRUPO 1: MACHA SOLDADO
ANO 1 – TEXTO 1 – “Ser cuidado, brincar e aprender, direitos de todas
as crianças”
O lúdico
naturalmente induz à motivação e à diversão. Representa liberdade de expressão,
renovação e criação do ser humano. As atividades lúdicas possibilitam que as
crianças reelaboram criativamente sentimentos e conhecimentos e edificam novas
possibilidades de interpretação e de representação do real, de acordo com suas
necessidades, seus desejos e suas paixões.
Alem disso,
ressaltemos que dimensão cuidadosa da ação docente, o professor precisa
analisar as possibilidades de cada estudante e garantir condições de
aprendizagem em que as crianças tenham desafios a enfrentar, mas se sintam
seguras, protegidas e respeitadas.
Enfim, todos
têm direito a aprender, a brincar, a se divertir. Promovemos desse modo, uma
educação em que os cuidados com a criança implicam no respeito as diferença e
no favorecimento de situações seguras e lúdicas de aprendizagem. Ao brincar, a
criança movimenta-se em busca de parceria e exploração de objetivos,
comunicar-se com seus pares, expressa-se por meio de múltiplas linguagens, descobre
regas e toma decisões. Assim, desenvolve dimensões importantes no aprendizado
dos conhecimentos escolares.
Equipe: Maria Deosmira
Elza
Simone
Maria do Carmo
GRUPO 2: Ciranda, Cirandinha
ANO 1 – TEXTO 2 – “Que brincadeira é essa? E a alfabetização? ”
Lúdico – associado à brincadeira, jogo divertimento, elemento essencial do desenvolvimento humano.
Lúdico – associado à brincadeira, jogo divertimento, elemento essencial do desenvolvimento humano.
Características
do lúdico: A experiência de plenitude que possibilita a quem vivencia em seus
atos, restrito não apenas a jogos e brincadeiras e sim a algo alegre,
agradável, feita de forma livre e espontânea, que constituem como situações de
aprendizagem, como as brincadeiras as crianças aprende a interagir e
compreender o mundo. Enfim a ludicidade é defendida como base para a
aprendizagem.
O papel do
professor pode ser de mediador não precisando ser o centro do ensino, mas não
pode ser passivo, podendo atuar na seleção de propostas de atividades,
organização de grupos, pode ser o problematizador, provocando as crianças a
tomada de decisões, a opinarem.
O professor
deverá ter critérios, que dependem da intenção para formar grupos. Formando
grupos que proporcione a aprendizagem rica e a participação das crianças mais
expressiva.
É preciso
muito cuidado em jogos que dependem apenas do conhecimento, a criança que
esteja ainda com o conhecimento muito incipientes pode se sentir frustrada pela
impossibilidade de ganhar o jogo, por isso a importância da formação dos
grupos.
A participação
coletiva proporciona a aprendizagem pela resposta do colega, alem de fazer
parte dos ganhadores do jogo.
Portanto atividade
lúdica pode Ser jogo, brincadeira ou qualquer outra que de prazer, sensação de
plenitude, por meio destas atividades inúmeras competências e habilidades são estimuladas
como pensar lógico, analisar, formular hipótese, validar hipótese.
Em conclusão,
a ludicidade pode estar presente em diferentes tipos de atividades com
diferentes propósitos.
E a alfabetização?
Dentro da
perspectiva adotada para a alfabetização é importante a realização de leitura
em voz alta pelo professor produção coletiva e jogos relacionados ao sistema
alfabético e a matemática .
Na utilização
de livros literários, a escolha de livros interessantes e a empolgação do
professor em contá-los torna essa atividade lúdica.
A leitura de livros
pode ser realizada com diferentes objetivos e utilizando diversas estratégia:
leitura partilhada que estimula a fazer inferências, leituras protocolada onde
o professor diz o titulo ou mostra gravuras par o aluno deduzir(imaginar o
contexto). Parar a historia em determinado ponto para criarem o final.
Muitas são as
possibilidades no trabalho com livros, reinventado historias contadas,
colocando os alunos para ler o dos colegas e fazer correções.
Enquanto se
realiza atividades de produção outros alunos em nível de conhecimento mais
incipientes podem desenvolver jogos como troca letras, de acordo com a
necessidade de cada grupo.
Equipe: Eliete Pereira Soares e
Soares
Maria Aparecida Mendes da Costa
Glêis das Dores Oliveira
GRUPO3: Atirei o pau no gato
ANO 1 – TEXTO 3 – “Qualquer
maneira de jogar e brincar vale a pena? O que fazer para ajudar as crianças a
aprender?”
· O processo de ensino – aprendizagem só se modifica de fato quando há a compreensão do conhecimento como um processo dinâmico, vivo.
· O processo de ensino – aprendizagem só se modifica de fato quando há a compreensão do conhecimento como um processo dinâmico, vivo.
·
O jogo e a brincadeira ganham espaço como uma
importante ferramenta para a aprendizagem.
·
O jogo em sala de aula promove a interação entre
parceiros e torna-se significativo à medida que a criança inventa, reinventa e
avança nos aspectos cognitivos, afetivos e no seu desenvolvimento social.
·
Mrech, afirma que “brinquedos, jogos e maneirais
pedagógicos não são objetos que trazem um saber ponto e acabado. Ao contrário
eles são objetos que trazem o saber potencial. Este saber em potencial pode ou
não ser ativado pelo aluno”
·
A forma como o professor trabalha as atividades
lúdicas é fundamental importância para ajudar a criança a ampliar sua
linguagem, seus conhecimentos, enfim, seu desenvolvimento cognitivo e
sócio-relacional.
·
Cabe a ele, ao trazer um jogo para a sala de
aula, saber explorá-lo no momento oportuno, as três qualidades que não podem
faltar no professor: a entrega dedicação e positividade.
Equipe:
Antonia Vera Lúcia
Maria
do Socorro Rezende Silva
Maria de Fátima Luiz dos Santos
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