quinta-feira, 22 de agosto de 2013

TAREFA DE CASA -SINTESE DOS TEXTOS DO ANO 3 UNID. 4




GRUPO 1: MACHA SOLDADO
ANO 1 – TEXTO 1 – “Ser cuidado, brincar e aprender, direitos de todas as crianças”
O lúdico naturalmente induz à motivação e à diversão. Representa liberdade de expressão, renovação e criação do ser humano. As atividades lúdicas possibilitam que as crianças reelaboram criativamente sentimentos e conhecimentos e edificam novas possibilidades de interpretação e de representação do real, de acordo com suas necessidades, seus desejos e suas paixões.
Alem disso, ressaltemos que dimensão cuidadosa da ação docente, o professor precisa analisar as possibilidades de cada estudante e garantir condições de aprendizagem em que as crianças tenham desafios a enfrentar, mas se sintam seguras, protegidas e respeitadas.
Enfim, todos têm direito a aprender, a brincar, a se divertir. Promovemos desse modo, uma educação em que os cuidados com a criança implicam no respeito as diferença e no favorecimento de situações seguras e lúdicas de aprendizagem. Ao brincar, a criança movimenta-se em busca de parceria e exploração de objetivos, comunicar-se com seus pares, expressa-se por meio de múltiplas linguagens, descobre regas e toma decisões. Assim, desenvolve dimensões importantes no aprendizado dos conhecimentos escolares. 

Equipe: Maria Deosmira
            Elza Simone
            Maria do Carmo


 GRUPO 2: Ciranda, Cirandinha
ANO 1 – TEXTO 2 – “Que brincadeira é essa? E a alfabetização? ”

Lúdico – associado à brincadeira, jogo divertimento, elemento essencial do desenvolvimento humano.
Características do lúdico: A experiência de plenitude que possibilita a quem vivencia em seus atos, restrito não apenas a jogos e brincadeiras e sim a algo alegre, agradável, feita de forma livre e espontânea, que constituem como situações de aprendizagem, como as brincadeiras as crianças aprende a interagir e compreender o mundo. Enfim a ludicidade é defendida como base para a aprendizagem.
O papel do professor pode ser de mediador não precisando ser o centro do ensino, mas não pode ser passivo, podendo atuar na seleção de propostas de atividades, organização de grupos, pode ser o problematizador, provocando as crianças a tomada de decisões, a opinarem.
O professor deverá ter critérios, que dependem da intenção para formar grupos. Formando grupos que proporcione a aprendizagem rica e a participação das crianças mais expressiva.
É preciso muito cuidado em jogos que dependem apenas do conhecimento, a criança que esteja ainda com o conhecimento muito incipientes pode se sentir frustrada pela impossibilidade de ganhar o jogo, por isso a importância da formação dos grupos.
A participação coletiva proporciona a aprendizagem pela resposta do colega, alem de fazer parte dos ganhadores do jogo.   
Portanto atividade lúdica pode Ser jogo, brincadeira ou qualquer outra que de prazer, sensação de plenitude, por meio destas atividades inúmeras competências e habilidades são estimuladas como pensar lógico, analisar, formular hipótese, validar hipótese.
Em conclusão, a ludicidade pode estar presente em diferentes tipos de atividades com diferentes propósitos.
E a alfabetização?
Dentro da perspectiva adotada para a alfabetização é importante a realização de leitura em voz alta pelo professor produção coletiva e jogos relacionados ao sistema alfabético e a matemática .
Na utilização de livros literários, a escolha de livros interessantes e a empolgação do professor em contá-los torna essa atividade lúdica.
A leitura de livros pode ser realizada com diferentes objetivos e utilizando diversas estratégia: leitura partilhada que estimula a fazer inferências, leituras protocolada onde o professor diz o titulo ou mostra gravuras par o aluno deduzir(imaginar o contexto). Parar a historia em determinado ponto para criarem o final.
Muitas são as possibilidades no trabalho com livros, reinventado historias contadas, colocando os alunos para ler o dos colegas e fazer correções.
Enquanto se realiza atividades de produção outros alunos em nível de conhecimento mais incipientes podem desenvolver jogos como troca letras, de acordo com a necessidade de cada grupo.

Equipe: Eliete Pereira Soares e Soares
                Maria Aparecida Mendes da Costa
                Glêis das Dores Oliveira


GRUPO3: Atirei o pau no gato
ANO 1 – TEXTO 3 – “Qualquer maneira de jogar e brincar vale a pena? O que fazer para ajudar as crianças a aprender?” 

·         O processo de ensino – aprendizagem só se modifica de fato quando há a compreensão do conhecimento como um processo dinâmico, vivo.
·         O jogo e a brincadeira ganham espaço como uma importante ferramenta para a aprendizagem.
·         O jogo em sala de aula promove a interação entre parceiros e torna-se significativo à medida que a criança inventa, reinventa e avança nos aspectos cognitivos, afetivos e no seu desenvolvimento social.
·         Mrech, afirma que “brinquedos, jogos e maneirais pedagógicos não são objetos que trazem um saber ponto e acabado. Ao contrário eles são objetos que trazem o saber potencial. Este saber em potencial pode ou não ser ativado pelo aluno”
·         A forma como o professor trabalha as atividades lúdicas é fundamental importância para ajudar a criança a ampliar sua linguagem, seus conhecimentos, enfim, seu desenvolvimento cognitivo e sócio-relacional.
·         Cabe a ele, ao trazer um jogo para a sala de aula, saber explorá-lo no momento oportuno, as três qualidades que não podem faltar no professor: a entrega dedicação e positividade.

Equipe:  Antonia Vera Lúcia
                Maria do Socorro Rezende Silva
                Maria de Fátima Luiz dos Santos

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