quinta-feira, 22 de agosto de 2013

SÍNTESE DOS TEXTOS DO 2º ANO UNID. 4



GRUPO 1: O CRAVO BRIGOU COM A ROSA

ANO 2 – TEXTO 1 – “O Lúdico na sala de aula”


O objetivo central ao planejar as atividades escolares, é de fazer com que as crianças dominem tudo aquilo que julgamos ser importante ao seu aprendizado, levando em consideração as diferenças individuais. Para atender tal objetivo é necessário definir uma sequência didática envolvendo o lúdico, que estimule e desperte o interesse das crianças e assim se desenvolvam intelectualmente.

            Na constituição da cultura escolar, o lúdico foi excluído durante muito tempo, pois o aprender não combinava com brincar, rir e se divertir. No entanto, se atentarmos para a história, veremos que os jogos e as brincadeiras também foram utilizados para aprender, desde muito nãos atrás. Atualmente, com as novas perspectivas de ensino e aprendizagem, diferentes áreas do conhecimento passaram a utilizar-se de atividades lúdicas, para desenvolver a aprendizagem de crianças de jovens em processo de escolarização, definindo o objetivo, o momento e a forma de brincar na sala de aula.

            As atividades lúdicas devem se integrar ao planejamento e à rotina da classe, através de situações e grupos diversificados, como objetivo de suprir necessidades de crianças que possuem dificuldades em atender às expectativas de aprendizagem.   


Equipe: Maria Deosmira
            Elza Simone
            Maria Aparecida Mendes


GRUPO 2: ALECRIM

ANO 2 – TEXTO 2 – “O brincar e o jogar no ensino relativo ao componente curricular língua portuguesa e os recursos disponíveis para um trabalho lúdico na sala de aula”

·         Várias atividades podem ser desenvolvidas de maneira a privilegiar o lúdico no processo de aprendizagem. Jogos de palavras, presentes na tradição oral, leitura de textos rimados, trava-línguas, além de livros de literatura infantil são exemplos de importantes instrumentos que despertam a ludicidade no aprendizado da língua materna.

·         Devemos lembrar que nem todos os jogos vão contemplar a diversidade que compõe uma sala de aula. Alguns cuidados podem ser tomados para que os jogos consigam atender a toso.

·         Dessa forma, o professor pode fazer adaptações com o uso de imagens, juntamente com a escrita, sem exigir fluência verbal.

Para os alunos em processo de apropriação do sistema de escrita, os jogos ou atividades de analise fonológica são importantes instrumentos para o aprendizado da língua pois levam os aprendizes a pensar nas palavras em sua dimensão não só semântica, mas também sonoro-escrita.


Equipe: Antonia Vera Lúcia
               Maria do Carmo Graciano
               Maria de Fátima Luiz dos Santos

 
GRUPO 3: TEREZINHA DE JESUS

ANO 2 – TEXTO 3 – “O ENSINO DE HISTÓRIAS E DA MATEMÁTICA EM RÍTIMO DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS”


         As possibilidades de aprender brincando são diversas. Por meio de brincadeira é possível pensar o sentido do que é ser crianças e conhecer como estão historicamente situadas possibilitando que as crianças pensem sobre as mudanças e permanências em relação aos modos de brincar.

            Durante muito tempo o significado mais comum da disciplina historia estava associado ao estudo de datas fatos e pessoas ligadas a acontecimentos de um passado.

            Atualmente alguns historiadores compreendem que existem várias maneiras de narrar e ensinar história considerando caminhos importantes de elaborar as nossas maneiras de estar no mundo.

            Que se inicie o trabalho brincando e pensando no próprio sentido do que é ser criança e do que é brincar utilizando uma gravura, uma música ou um poema.

            Esses registros são fontes de investigação para um dialogo entre as formas de viver, pensar e sentir em variados momentos da historia.

            Os estudantes vão aprender a identificar e comparar diferentes tipos  de registros documentais: (entrevistas orais com pessoas mais velhas, materiais dos arquivos familiares, imagens).

            Para as crianças dos anos iniciais, tais atividades em torno das brincadeiras podem provocar uma nova experiência em relação a compreensão da historia.  

Ø  OS RECURSOS DISPONÍVEIS PARA O TRABALHO LÚDICO COM A HISTÓRIA NA ESCOLA

Para os anos iniciais: A brincadeira de contar histórias por meio da literatura infantil pode ser uma aliada na construção das noções de tempo pela criança.

Podemos explorar hábitos culturais associados ao tempo antigos vinculados á expressão “era uma vez”, é importante também as crianças nos anos iniciais relacionarem suas vivencias com historias sobre outras crianças e outros grupos familiares.

A criança tem a capacidade de envolver-se com os personagens e entrar em um palco onde faz viver o conto de fadas, assim a criança usa a imaginação para observar novas formas de ver o mundo que lhe são apresentados. Ela viaja no mundo da imaginação elas imaginam como a branca de neve.

Desse modo, as peças teatrais e os jogos podem permitir á criança pensar historicamente, colocando-as ludicamente em contato com modos de vida de outros  tempos e lugares.

O uso da imaginação no estudo e ensino de historia implica uma aproximação entre linguagens verbais, visuais, sonoros, poéticas, gestuais em intertextualidade. Ela começa a se manifestar como formas distintas de pensar e organizar o mundo, de expressa-lo e de vivê-lo. Por isso, recursos como poesia, brincadeiras, vestimentas, histórias em quadrinhos, fotografias, músicas, filmes... Também são importantes no planejamento de atividades na construção do conhecimento histórico.

Esses recursos possibilitam em sala de aula a construção de narrativas iniciadas no tempo presente e depois abordando vários tempos do passado. Ajuda as crianças a estabelecer e sistematizar as relações temporais relacionado-as com as questões culturais de cada época e construindo sentidos para as suas próprias experiências em consonância com a Cida de outras pessoas.  

Ø  A MATEMÁTICA E OS JOGOS

O jogo é “aproveitado” como um recurso didático no ensino da matemática por estarem presentes na realidade social da criança, além de estimular a socialização, uma vez que pode ser trabalhado em pequenos e grandes grupos, desenvolvendo aspectos emocionais, afetivos e cognitivos, além de trabalhar a cooperação a responsabilidades, seguir regras, tornar o raciocínio mais ágil e ficar mais criativo, o jogo explora o real.

O professor deverá realizar adaptações para atender os casos de necessidade especial, como o uso do tato para a apropriação de conceitos matemáticos, ou comunicação alternativa conforme o caso.

As brincadeiras envolvem duas linguagens orais e corporais e favorece a sintonia entre movimentos e tempo (pular corda); lembrando sempre das adaptações para atender o público com deficiência, é importante também observar algumas preocupações metodológicas como: O tempo, evitar ociosidade, evitar pressa, observar o espaço para que todos visualizem a brincadeira, a frequência e o planejamento.

Falar, desenhar e escrever sobre a brincadeira ajuda-a pensar sobre relações que ela não percebeu quando estava brincando.     



Equipe: Eliete Pereira Soares e Soares
              Glêis das Dores Oliveria
              Maria do Socorro Rezende  

Nenhum comentário:

Postar um comentário