terça-feira, 27 de agosto de 2013

RELATÓRIO 4º ENCONTRO



1º ENCONTRO: UNIDADE 3 E 4º ENCONTRO GERAL

Aos 08 dias do mês de junho de 2013, realizou-se o 1º encontro da unidade 3 e 4º encontro geral do PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, na Escola Municipal Dercílio Duarte Melgaço, o encontro teve iniciou-se as 8:00 h com a presença de todas as professoras alfabetizadoras do 1º ao 3º ano do ciclo de alfabetização da rede municipal do Município de Bonfinópolis de Minas;

Iniciamos com o café da manha, em seguida cantamos a MUSICA: Casinha branda e foi entregue um POEMA: Casinha de palha do poeta Tião de Mello, nosso Secretário Municipal de Educação;

CASINHA DE PALHA

Casinha de palha
No alto da serra,
Na encosta do morro.
Como um véu de noiva
Em linda cachoeira
A água se espalha.
De onde se avista
Grande imensidão,
Avista os transeuntes
Que passam apressados.
As vistas se perdem
No chapadão,
Na casa não tem nada,
Não tem energia,
Não tem água encanada,
Mas tem alegria,
E o canto da passarada.
Lá se avista o horizonte,
Os buritis verdejantes
No meio da invernada.
Murici,mangaba,puequizeiro,
Araticum,cagaita e baru,
Matam a fome da bicharada.
Ipê,sucupira,cega machado,
xylópias e barbaça
Ajudam na beleza.
Periquitos ,andorinhas,
Cardeais,tucanos,
Gaivotas e suiriri,
Alegram a natureza.
Para completar o cenário
Do vasto cerrado
Que não se encerra,
Velame-branco,caliandra,
Canela de ema e jarrinha
Florecem aquí na serra.
SEBASTIÃO DE MELLO
Passamos o VÍDEO do hino Nacional com Fafá de Belém – Educação do Campo Deffínit, o qual destaca os povos brasileiros com suas riquezas e simplicidade. Fizemos a leitura deleite: João Presta Atenção 
 e em seguida passamos às devolutivas da tarefa de casa com relatos e exposições das professoras cursistas de suas experiências em sala de aula a partir da aula planejada no encontro anterior;

Como tarefa de casa para o próximo encontro, pedimos que as cursistas planejassem uma aula com base em uma experiência relatada na seção “Compartilhando” utilizando o livro didático ou uma obra dos acervos das obras complementares e planejar uma sequencia didática. Ler um dos textos da seção aprendendo mais e elaborar uma questão para discutir com o grupo.

Depois das orientações para a tarefa de casa, passamos slides dos objetivos da unidade 3 e em seguida; assistimos ao VÍDEO: Alfabetização – Apropriação do sistema de escrita; após assistir o vídeo, utilizamos a dinâmica de encaixe para divisão de grupos de estudo;

Foi feita a leitura dos textos e apresentação dos grupos (níveis alfabéticos do caderno de Educação do Campo); após a apresentação dos grupos, concluímos o assunto com slides referentes aos conteúdos da unidade 3. Assistimos ao vídeo: A passagem do silábico para o silábico alfabético.

Uma pequena pausa para o almoço;

Logo após o retornar do almoço  tivemos um momento para consultar  materiais expostos (livros, jogos e troca de experiências); em seguida foi passado a mensagem: Os 3 tipos de profissionais; Após ouvimos a  música Luar do Sertão e entrega de um poema;

Tivemos mais um momento de leitura para deleite com o livro: História de Pirata de palavras; foi passado o vídeo: A História da Palavra; com momentos de reflexão sempre ao termino de cada leitura, vídeo, mensagem;  em seguida utilizamos a dinâmica dos códigos para divisão de grupos
Os grupos se apresentaram.  Por fim, avaliação do encontro e lanche de encerramento.     


























 
  Fonte do poema casinha de palha: poema publicado em:http://www.recantodasletras.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário